Results for 'Oswaldo Porchat de Assis Pereira'

991 found
Order:
  1.  35
    Empirismo e Ceticismo.Oswaldo Porchat de Assis Pereira da Silva - 2005 - Discurso 35:68-108.
    Este artigo tenta mostrar que o nascimento do empirismo como orientação filosófica se deu, não na modernidade, mas na filosofia helenística grega, no pirronismo dos médicos-filósofos dessa época. A combinação de empirismo e Metodismo médico ensejou ao velho pirronismo a possibilidade de formular uma postura epistemológica consistente com seu fenomenismo originário, ao mesmo tempo que integrava no seu iniverso filosófico as práticas "cognitivas" das tékhnai gregas.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Ensaios.Oswaldo Porchat de Assis Pereira da Silva, Gilbert Ryle, W. V. Quine, J. L. Austin & P. F. Strawson - 1975 - Victor Civita.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  9
    O frequente.Oswaldo Porchat de Assis Pereira - 1970 - Discurso 1 (1):71-82.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    El argumento de la locura.Oswaldo Porchat Pereira - 2005 - Areté. Revista de Filosofía 17 (1):75-100.
    El argumento explora las consecuencias que habría si, en el decurso de una revisión critica emprendida por un filósofo de sus creencias y certezas, este considerase la posibilidad de estar loco. Desarrollado en primera persona, el argumento -que tiene un perfil cartesiano y es extraño al patrón de argumentación del antiguo escepticismo pirrónico- culmina, sin embargo, en una postura escéptica. Él desafía y pone en jaque, de una manera radical, los ideales de certeza y conocimiento absolutos propuestos por la razón (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  50
    Resposta a Hilan Bensusan e Paulo A.G. de Sousa.Oswaldo Porchat Pereira - 1994 - Discurso 23:71-86.
    Em resposta a críticas dirigidas contra a postura neopirrônica defendida pelo autor em artigo anterior (Porchat 3), mostra-se que elas provêm de uma incompreensão básica da noção de fenômeno no ceticismo grego.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  43
    Ainda é preciso ser cético.Oswaldo Porchat Pereira - 2001 - Discurso 32:9-30.
    Na sua primeira parte e utilizando a linguagem filosófica contemporânea, este artigo delineia as linhas básicas da filosofia cética, de acordo com o pirronismo antigo, tanto em sua face negativa, dialética e antidogmática, como em sua face positiva, enquanto filosofia da vida prática cotidiana. A segunda parte é consagrada a enfatizar a proximidade estreita do pirronismo com relação às tendências contemporâneas do pensamento filosófico e a tornar manifesto o interesse permanente de relembrar-se o ceticismo grego.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  33
    O argumento da loucura.Oswaldo Porchat Pereira - 2003 - Manuscrito 26 (1):11-43.
    O argumento explora que conseqüências resultariam se, no de-curso de uma revisão crítica empreendida por um filósofo de suas cren-ças e certezas, ele considerasse a possibilidade de estar louco. Desenvol-vido na primeira pessoa, o argumento, que tem um perfil cartesiano e é estranho ao padrão de argumentação do antigo ceticismo pirrônico, cul-mina, no entanto, numa postura cética. Ele desafia e põe em xeque, de uma maneira radical, os ideais de certeza e conhecimento absolutos pro-postos pela Razão clássica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Common knowledge and skepticism.Oswaldo Porchat Pereira - 2024 - Sententiae 43 (1):51-89.
    The first translation into Ukrainian and French of the article "Saber comum e ceticismo” (Common knowledge and skepticism) by Osvaldo Porchat Pereira (1933–2017), which became one of the classic sources of modern Brazilian Neopyrrhonism.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O filósofo e sua história: uma homenagem a Oswaldo Porchat.Oswaldo Porchat Pereira, Michael Beaumont Wrigley & Plínio J. Smith (eds.) - 2003 - Campinas, SP: Unicamp, Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  19
    Meu Ceticismo.Oswaldo Porchat Pereira - 2016 - Discurso 46 (2):7-36.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  31
    Ceticismo e mundo exterior.Oswaldo Porchat Pereira - 1987 - Discurso 16:33-68.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12. Sobre o que Aparece.Oswaldo Porchat Pereira & O. Ceticismo - 2007 - Discurso 19 (2):195.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Experiências de uma Riot Grrrl: Kathleen Hanna, feminismo, DIY e cultura remix.Gabriela Cleveston Gelain, Milene Migliano & Pedro de Assis Pereira Scudeller - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):152-188.
    Por meio dos fragmentos de narrativas da trajetória da musicista e ativista Kathleen Hanna, pioneira do movimento Riot Grrrl, remontamos, a partir do documentário The Punk Singer, a terceira onda do movimento feminista, evidenciando a interseccionalidade e protagonismo juvenil. Através de fanzines, arte, colagens, letras de música, performances e formação de bandas a partir de uma filosofia punk do it yourself (DIY), salientamos a ampla contribuição de Hanna para o feminismo contemporâneo ao desafiar um cenário opressor dentro do movimento punk, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    Análise da folksonomia em grupos colaborativos do Passei Direto.Jéssica Pereira de Oliveira & Fabio Assis Pinho - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):165-185.
    Este artigo é sobre a folksonomia como uma ferramenta que contribui para as atividades colaborativas de grupos de usuários na rede social acadêmica Passei Direto, com o objetivo de analisar a folksonomia como ferramenta de apoio em grupos colaborativos nessa rede social, por meio de estudo de caso holístico e exploratório, sendo realizada observação direta intensiva. A justificativa baseou-se na necessidade de compreender a potencialidade das atividades cooperativas e a solução das necessidades informacionais. Concluiu-se que a folksonomia é uma ferramenta (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  24
    Sobre o que aparece.Oswaldo Porchat - 1992 - Discurso 19 (2):83-122.
    O artigo defende uma proposta filosófica neopirrônica, que se entende como inteiramente adequada às necessidades filosóficas do homem contemporâneo. O texto é diretamente inspirado na obra de Sexto Empírico e procura investigar as ricas potencialidades da noção pirroniana de fenômeno, uma vez restabelecido o seu sentido originário na obra de Sexto.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  16. El argumento de la locura.Oswaldo Porchat - 2005 - Areté. Revista de Filosofía 17 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Saber Comum e Ceticismo.Oswaldo Porchat - 1986 - Manuscrito: Revista Internacional de Filosofía 9 (1):143-159.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    Sobre lo que aparece. Oswaldo Porchat Pereira.Guadalupe Reinoso - 2020 - Praxis Filosófica 50:239-272.
    1. La experiencia de lo cotidiano [se] nos brinda siempre con anomalías, incongruencias, contradicciones. Y, cuando intentamos explicarlas, explicaciones a primera vista razonables acaban por revelarse insatisfactorias después de un examen más cuidadoso. La naturaleza de las cosas y de los acontecimientos no nos parece fácilmente inteligible. Las opiniones y los puntos de vista de los hombres son difícilmente conciliables o, incluso, unos con otros inconsistentes. Consensos quizá emergentes se muestran provisionales y precarios. Quien siente la necesidad de pensar con (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  68
    Verdade, Realismo, Ceticismo.Oswald Porchat Pereira - 1995 - Discurso 25:7-68.
    Este artigo propõe-se a mostrar como é possível, em pleno acordo com a inspiração original do ceticismo pirrônico e não obstante o silêncio de Sexto Empírico sobre esses pontos, desenvolver uma concepção cética de verdade e elaborar uma noção de realismo cético, que fazem justiça às intuições básicas do senso comum.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  43
    Sobre o que Não Aparece (ao Neopirrônico).Hilan Bensusan & Paulo A. G. De Sousa - 1994 - Discurso 23:53-70.
    O artigo critica a posição filosófica neopirrônica defendida por Oswaldo Porchat Pereira (Porchat 5). Argumentamos que uma de suas noções básicas, a de fenômeno, carece de uma definição apropriada. Além disso, mostramos que o neopirronismo abre as portas para o irracionalismo e que a ciência moderna traz problemas para essa postura.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    O Normal e o Patológico: Compreensāo, incerteza, razoabilidade.José Manual Pereira de Alemeida - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (1):63-69.
    Partindo do conto «O alienista » de Machado de Assis, procuro tecer algumas consideraçāes sobre o 'normal' e o 'patológico' com refêrncia a Georges Canguilhem e à sua obra O normal e o patológico: ao procurar compreender o modo como a medicina estabelece o conceito de 'normal' e, em oposiçãāo, o de 'patológico', o seu pensamento foi influenciando um leque alargado de saberes que vāo desde a compreensāo da individualidade e a valonzaçāo da normatividade até ao conjunto das questōes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Reflexos E espelhamentos – O mito de narciso E o duplo em O espelho - esboço de Uma Nova teoria da Alma hUmana de Machado de assis.Juliana C. Chagas Pereira - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):65-72.
    Este trabalho pretende verificar como a questão do duplo expressa já no mito de Narciso é revisitada e reelaborada no conto machadiano O espelho – esboço de uma nova teoria da alma humana, e a partir desta, o conceito de identidade é discutido.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  29
    A escravidão e o trabalho livre em Machado de Assis.Lupércio Antônio Pereira - 2010 - Dialogos 14 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    Resenha do livro O náufrago da existência, de Jair Barboza.Antonio Alves Pereira Junior - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (2):e3.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  8
    A Acolhida Como Fundamento da Pedagogia Franciscana.Liliane Pereira Alves & Marcio Paulo Cenci - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):17-26.
    As práticas de ensino passam pela acolhida das novas gerações em instituições educacionais, principalmente por escolas e universidades. Como ocorre a compreensão dessa acolhida? E nas escolas franciscanas? A compreensão das práticas de acolhida se conecta com a noção de encontro franciscano? Para traçarmos as bases dessa compreensão, neste artigo, apresentamos as práticas de acolhida em São Francisco de Assis e Madre Madalena Daemen. Discutiremos binômios conceituais acerca do ouvir e escutar e da simpatia e empatia, como práticas associadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    Carta de Gilda de Mello e Souza a Oswaldo Porchat.Gilda de Mello E. Souza - 2023 - Discurso 53 (1).
    Carta escrita por Gilda de Mello e Souza, remetida ao colega Oswaldo Porchat, que se encontrava em Berkeley, quando a ditadura civil-militar brasileira, recrudescida desde a implantação, em agosto de 1968, do AI-5, representava uma verdadeira ameaça a estudantes e docentes da Universidade de São Paulo, especialmente se lhe fizessem qualquer tipo de oposição. Porchat trocou uma sequência de cartas com Gilda nessa época, nas quais relata sua desilusão com a Faculdade de Filosofia, e com os acontecimentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    O Convite Cético de Porchat: Como É Possível Ao Cético Investigar e Afirmar?Jonathan Alvarenga - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):308-320.
    Por séculos, o ceticismo pirrônico vem sendo atacado por argumentações dogmáticas que propõem fazer dele uma escola que, inevitavelmente, provoca um estado de apraxia, isto é, de inércia, bem como de neutralidade, diante da vida comum e das investigações científicas que, diuturnamente, vêm sendo desenvolvidas. Mas seria o pirronismo culpado de tal acusação? Como pretendemos demonstrar no presente artigo, não. Para demonstrar tal inocência, voltamo-nos sobre alguns dos escritos de Oswaldo Porchat Pereira sobre seu Neopirronismo, dividindo este (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  8
    Imitação na Ars Politica de Maquiavel: ambiguidades e ambivalências na reinserção da Virtù.Jean Felipe de Assis - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):444-465.
    A adequação dinâmica dos bons exemplos, conformando-os às necessidades impostas pelas circunstâncias, insere Maquiavel nos variados usos da _imitatio_ antiga e renascentista. A _imitação_ deve reavivar as práticas civis e as atitudes de _Virtù_, fornecendo ânimo para a realização das ações políticas e das práticas pedagógicas, conforme a atuação como secretário de Florença e seus escritos políticos, históricos e literários salientam. Desse modo, ao revisar a noção de _imitatio_, especificamente na antiguidade e na renascença, contextualizam-se os argumentos de Maquiavel sobre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  9
    A díade virtù-fortuna na fundação e manutenção da ordem em Niccolò Machiavelli.Jean Felipe De Assis - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):309-331.
    O par Fortuna-Virtù é discutido nas diversas análises críticas do pensamento de Machiavelli e, embora tais termos possuam origens e tradições bem determinadas ao longo do pensamento latino, principalmente específicas considerações antigas e medievais em algumas recepções durante o humanismo cívico, suas características elusivas ao longo das argumentações de Machiavelli são mantidas, possibilitando inúmeros debates acadêmicos. Diante da ambivalência e da ambiguidade da ideia de Virtù perante relevantes e variadas tradições, contínuas buscas por clarificação são feitas ao longo do corpus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  11
    Aspectos éticos sobre o acesso à informação e a din'mica do compartilhamento da desinformação nas campanhas eleitorais na internet.Stella Schwanz Dias de Assis & Meri Nadia Marques Gerlin - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:395-415.
    A temática propaganda eleitoral na internet traz consigo uma extensa gama de questionamentos. Enquanto, por um lado, proporciona uma maior aproximação do eleitor com as informações sobre o processo político, por outro, potencializa a disseminação de notícias falsas, responsáveis, em grande parte, por manipular a intenção de votos de uma nação. Essa problemática vai além da discussão sobre desinformação, não é apenas sobre notícias falsas versus verdadeiras. Com o objetivo de analisar a relação entre o acesso à informação e os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    A cabala do asno. Asinidade E conhecimento em Giordano Bruno.Rosalie Helena De Souza Pereira - 2009 - Revista de Filosofia Aurora 21 (29):593.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  37
    Contribuições do funcionalismo e da teoria crítica para os estudos sobre gêneros jornalísticos.Francisco de Assis - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (2).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Direito à informação nas relações de consumo de produtos alimentícios no atacado E no varejo: Particularidades sobre composição, características, preço E quantidade do produto.Joaquim de Assis Úrsula Júnior & Rafael Heider Barros Feijó - 2014 - Revista Fides 5 (1):141-157.
    DIREITO À INFORMAÇÃO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NO ATACADO E NO VAREJO: PARTICULARIDADES SOBRE COMPOSIÇÃO, CARACTERÍSTICAS, PREÇO E QUANTIDADE DO PRODUTO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    Os discursos da Educação em slogans do cotidiano e nos pactos governamentais.Anderson de Carvalho Pereira - 2018 - Educação E Filosofia 32 (65).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. De lybia Regina lybie.Francisco de Assis Florêncio - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (25):67-70.
    Este artigo tem por objetivo analisar e tecer comentários sobre a obra supracitada. De autoria de Giovanni Boccaccio, renomado poeta italiano do séculoXIV, esta biografia faz parte de uma coletânea intitulada De mulieribusclaris, composta de106 biografias que versam sobre a vida de mulheres de diferentes épocas. Além da tradução, faremos comentários linguístico-gramaticais, buscaremos saber as fontes que deram origem à elaboração desta obra e mostraremos o quanto ela pode ser útil como texto motivador para o ensino do latim.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. As mulheres de Giovanni pontano.Francisco de Assis Florêncio - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (23):69-78.
    Com este trabalho, pretendemos trazer à luz a poesia amorosa de um dos mais célebres poetas neolatinos. Nascido em Cerreto di Spoleto, na Úmbria e educado em Perúgia, Giovanni Pontano (1429-1503) trabalhou na chancelaria real da Casa de Aragão, vindo a se tornar primeiro ministro, durante o governo do rei Fernando I. Embora na tenha se dedicado apenas à poesia amorosa, é sobre esta, por ora, que nossos comentários versarão. Estes comentários se baseiam em poemas endereçados às suas três musas (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Plíniojunqueira Smith, O ceticismo de Hume. Sao Paulo: Loyola, 1995 (colegio filosofía, 32). 303 pp. prefácio de Oswaldo Por-chat Pereira. Isbn: 85-15-01108-5. Déborah danowski. [REVIEW]O. Ceticismo de Hume - 1998 - Manuscrito 21:227.
  38. Eufemismos bíblicos relativos ao sexo E à moral.Francisco de Assis Florêncio - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):83-87.
    O nosso trabalho tem por objetivo trabalhar os eufemismos bíblicos relativos ao sexo e à moral. Para tanto, partimos do texto da Vulgata, texto este que grandemente influenciou e continua a influenciar as versões portuguesas. A título de cotejo, além do texto latino, fizemos uso de duas versões portuguesas: Almeida Revista e Atualizada e a Almeida Revista e Corrigida.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Hebraísmos E helenismos no saltério latino.Francisco de Assis Florêncio - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):73-77.
    O nosso trabalho tem por objetivo verificar a ocorrência de hebraísmos e helenismos na composição do Psalterium da Vulgata. Para que não houvesse confusão quanto à nomenclatura, achamos por bem chamar o latim presente no Saltério de latim bíblico, uma vez que latim eclesiástico e latim cristão, aos nossos olhos, são denominações muito amplas, não envolvendo apenas, como é notório, o texto da Bíblia, mas também outras fontes e escritores cristãos. O corpus do nosso trabalho foi elaborado a partir do (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Análise do Carmen I (56) dos carmina burana.Francisco de Assis Florêncio - 2008 - Principia 2 (17):31-36.
  41. Aberrant nuptials: Deleuze and artistic research 2.Paulo de Assis & Paolo Giudici (eds.) - 2019 - Leuven (Belgium): Leuven University Press.
    Aberrant Nuptials' explores the diversity and richness of the interactions between artistic research and Deleuze studies. "Aberrant nuptials" is the expression Gilles Deleuze uses to refer to productive encounters between systems characterised by fundamental difference. More than imitation, representation, or reproduction, these encounters foster creative flows of energy, generating new material configurations and intensive experiences. Within different understandings of artistic research, the contributors to this book - architects, composers, film-makers, painters, performers, philosophers, sculptors, and writers - map current practices at (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Artistic Research: Charting a Field in Expansion.Paulo de Assis & Lucia D'Errico (eds.) - 2019 - Rowman & Littlefield International.
    This important new book provides a multidisciplinary overview on different discourses and practices, exploring cutting-edge questions from the burgeoning field of artistic research.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Introduction.Paulo de Assis - 2019 - In Paulo de Assis & Paolo Giudici (eds.), Aberrant nuptials: Deleuze and artistic research 2. Leuven University Press.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Peer interaction and language learning in the foreign language context.Ana Antdnia de Assis - 1997 - Communication and Cognition. Monographies 30 (1-2):115-135.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Richard Bett.Machado de Assis - 1996 - Manuscrito 19:257.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    The dark precursor: Deleuze and artistic research.Paulo de Assis & Paolo Giudici (eds.) - 2017 - Leuven (Belgium): Leuven University Press.
    Volume I. The dark precursor in sound and writing -- Volume II. The dark precursor in image, space, and politics.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    Virtual works -- actual things: essays in music ontology.Paulo de Assis (ed.) - 2018 - Leuven, Belgium: Leuven University Press.
    What are musical works? How are they constructed in our minds? Which material things allow us to speak about them in the first place? Does a specific way of conceiving musical works limit their performative potentials? What alternative, more productive images of musical work can be devised? 'Virtual Works--Actual Things' addresses contemporary music ontological discourses, challenging dominant musicological accounts, questioning their authoritative foundation and moving towards dynamic perspectives devised by music practitioners and artist researchers. Specific attention is given to the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A Filosofia Na Obra de Machado de Assis & Antologia Filosófica de Machado de Assis.Miguel Reale & Machado de Assis - 1982 - Pioneira.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  3
    A Carnavalização Do Direto: Um Convite Metafórico Aos Cúmplices Waratianos.Rosângela Lurnadelli Cavallazzi & Vívian Alves de Assis - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (1):1.
    O presente artigo apresenta a carnavalização proposta por Warat ao adotar a obra A Ciência Jurídica e seus dois maridos como marco de seu estilo narrativo e polifônico, multiplicador de metáforas, com vistas a revelar e superar o paradigma moderno dominante, representado pelo normativismo jurídico no campo do Direito. Para tanto, se reproduzem metáforas waratianas de modelos epistemológicos opostos mas complementares e se traça um paralelo com o duelo de modernidades. A partir da epistemologia crítica waratiana sua proposta pedagógica é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. What is nonconceptualism in Kant’s philosophy?Roberto Horácio de Sá Pereira - 2013 - Philosophical Studies 164 (1):233-254.
    The aim of this paper is to critically review several interpretations of Kantian sensible intuition. The first interpretation is the recent construal of Kantian sensible intuition as a mental analogue of a direct referential term. The second is the old, widespread assumption that Kantian intuitions do not refer to mind-independent entities, such as bodies and their physical properties, unless they are brought under categories. The third is the assumption that, by referring to mind-independent entities, sensible intuitions represent objectively in the (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
1 — 50 / 991